Rio de Janeiro, 18 mai (EFE).- O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) anunciou hoje que apresentará no Congresso um projeto de emenda constitucional para que os eleitores votem em plebiscito sobre a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concorrer a um terceiro mandato consecutivo.

O parlamentar disse à "Agência Brasil" que apresentará o projeto ainda este mês e que já recolheu as 171 assinaturas necessárias para colocar a emenda na pauta de debates.

A proposta de Barreto prevê que os eleitores votem ainda este ano para realizar a emenda à Constituição por via direta e decidam se um presidente pode concorrer à reeleição mais de duas vezes seguidas.

O deputado explicou que apresentará o projeto mesmo se o PMDB não tiver apoiado a ideia formalmente.

Por sua vez, o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, disse que se opõe à discussão do assunto neste momento.

"Pessoalmente, não me parece uma boa ideia. O próprio Congresso não a apoia. É melhor manter a Constituição como está", disse.

Já o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) qualificou a iniciativa como uma tentativa de "golpe", e disse que tanto o PT quanto o PMDB foram contrários à ideia.

"Na oposição, vamos tratar isso como uma tentativa de golpe", disse. EFE cm/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.