está pronta - Mundo - iG" /

Deputado afirma que sentença de opositor a Chávez está pronta

Caracas, 19 abr (EFE).- O deputado opositor venezuelano Ismael García denunciou hoje que a sentença de condenação por corrupção contra o prefeito de Maracaibo, Manuel Rosales, está pronta, apesar de a audiência preliminar do caso, prevista para amanhã, sequer ter sido realizada.

EFE |

"Tenho um documento que vou registrar nas próximas horas na Procuradoria, onde se estabelece claramente a hora, quantos anos, o lugar de reclusão de Manuel Rosales, e tudo preparado para a decisão que será tomada quando o prefeito se apresentar no tribunal", disse García à imprensa local.

Rosales, atualmente em paradeiro desconhecido, foi intimado nesta segunda-feira a participar da primeira audiência do caso por suposta corrupção do qual é acusado pela Procuradoria, mas o qual o líder opositor diz ser uma "farsa" e uma "caçada política".

Em março, a Procuradoria acusou o ex-candidato presidencial de suposto "enriquecimento ilícito" entre 2002 e 2004, quando era governador reeleito do estado de Zulia, oeste do país, um crime punido com entre três e dez anos de prisão.

Rosales "vai para um paredão de fuzilamento", ressaltou García, deputado perante a Assembleia Nacional (AN) pelo Podemos, um partido de esquerda ex-aliado do Governo do presidente venezuelano, Hugo Chávez.

"Estamos perante tribunais e instituições do Estado que não administram justiça, mas administram vingança, perseguição e encurralamento", afirmou García, que lembrou que deve existir "equilíbrio" nos processos judiciais independentemente de ser contra representantes da oposição ou do Governo.

Rosales e os aliados denunciam que o processo contra o prefeito de Maracaibo é uma "vingança política" de Chávez, a quem acusam de ter ordenado o julgamento e posterior encarceramento do opositor.

EFE gf/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG