Deputada democrata já é capaz de respirar por conta própria

Gabrielle Giffords foi atingida por atirador, durante massacre em estacionamento de supermercado no Estado americano do Arizona

iG São Paulo |

A deputada americana Gabrielle Giffords, baleada na cabeça quando um atirador abriu fogo em Tucson, Arizona, no sábado, continua em estado crítico, mas já é capaz de respirar por conta própria.

Apesar disso, Giffords está sendo mantida conectada a aparelhos, por precaução, segundo informaram médicos. "Ela está respirando por conta própria", informou o Michael Lemole, o neurocirurgião-chefe que a operou, acrescentando que ela também consegue responder a comandos simples, um sinal vital para sua recuperação física. O médico da University Medical Center informou também ter reduzido os sedativos administrados à congressista.

Embora os médicos já tenham explicado que ainda era muito cedo para prever uma recuperação completa, eles disseram que não houve um aumento do inchaço cerebral da congressista de 40 anos, o que os deixa mais otimistas.

A deputada democrata foi atingida pelo atirador Jared Loughner, 22 anos, no sábado. Ele disparou 31 tiros quando Giffords se reunia com seus seguidores políticos em um evento nos arredores de um supermercado em Tucson.

O jovem foi controlado por uma espectadora quando tentava recarregar sua pistola semi-automática Glock 9mm, que havia comprado em uma loja local.

O jovem indiciado pelo ataque que deixou seis mortos em Tucson, compareceu ao tribunal em Phoenix pela primeira vez na segunda-feira, em uma audiência que alimentou a hipótese de condenação à morte, já que as primeiras investigações apontam para um ataque cuidadosamente planejado.

*Com AFP

    Leia tudo sobre: arizonatucsoneuagabrielle giffords

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG