Deputada baleada nos EUA recebe alta de hospital

Democrata Gabrielle Giffords foi alvejada por atirador de 22 anos em Tucson, no Arizona, em janeiro

iG São Paulo |

A deputada americana Gabrielle Giffords, alvejada por um atirador em um ataque em janeiro, em Tucson, no Arizona, recebeu alta nesta quarta-feira, depois de apresentar melhoras em suas habilidades cognitivas e força.

A parlamentar democrata será levada para sua casa no Texas, onde vive com seu marido, o astronauta Mark Kelly.

"A congressista Giffords mostrou clara e contínua melhora desde o momento em que chegou ao instituro de reabilitação cinco meses atrás", disse em comunicado Gerard Francisco, diretor do hospital em Houston onde a parlamentar ficou internada. "Estamos muito felizes que ela tenha alcançado a próxima fase de sua reabilitação e possa ser um paciente fora de tratamento. Não temos dúvida de que ela continuará a dar passos significativos em sua recuperação".

No mês passado, Giffords, 41 anos, foi submetida a uma cirurgia para substituir uma parte de seu crânio por um implante de cerâmica, responsável pela drenagem de fluidos permanentemente.

Facebook

No domingo , Giffords colocou as imagens, registradas pelo fotógrafo P.K. Weis da agência SouthwestPhotoBank.com, na sua página no Facebook. Nas fotos, ela aparece sorrindo e com o cabelo curto.

No ataque em que Giffords foi atingida seis pessoas morreram e 13 ficaram feridas. O atirador Jared Loughner, 22 anos, abriu fogo durante um evento da deputada nas proximidades de um supermercado.

Loughner foi preso e acusado de realizar os disparos, mas ele se declarou inocente. No fim de maio, ele escapou de julgamente por ser considerado 'mentalmente incapaz' .

*Com BBC

    Leia tudo sobre: tucsonarizonagabrielle giffordsatiradoreua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG