México, 11 set (EFE).- A depressão tropical Lowell chegará esta noite às costas do estado mexicano de Sinaloa com fortes chuvas no noroeste do país, informou hoje o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

O SMN indicou em seu mais recente boletim que "Lowell", que se localiza no Mar de Cortés, "perde rapidamente suas características tropicais e se desloca ao norte de Sinaloa, com potencial de chuvas fortes" também em Sonora e Chihuahua.

"Lowell" estava 80km ao sul de Topolobampo, no norte de Sinaloa, e avançava com velocidade de 18 km/h, com ventos sustentados de 45km/h e rajadas de 65km/h.

"Está previsto que caso mantenha sua direção e velocidade atuais, o centro da depressão tocará terra no norte de Sinaloa durante a noite", explicou o SMN.

O órgão advertiu que são esperadas fortes ondas e precipitações de 70 a 150 milímetros por metro quadrado, com possíveis inundações nas regiões baixas e litorâneas devido ao aumento das correntes de rios na zona montanhosa.

O SMN recomendou precauções na navegação devido aos fortes ventos e ondas de até quatro metros.

As autoridades de Sinaloa mantêm o alerta preventivo diante do aumento de algumas chuvas que provocaram inundações em diversas regiões do estado. Cerca de três mil pessoas se refugiaram em albergues.

Dirigentes de Sinaloa informaram que até o momento não foram registrados danos severos nem vítimas.

As autoridades mexicanas advertiram que as intensas chuvas provocadas por diferentes fenômenos meteorológicos ameaçam causar transbordamentos nas represas do norte do país e inundações nas regiões fronteiriças. EFE jrm/rb/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.