Depressão tropical pode se tornar tempestade no Caribe

Miami, 25 ago (EFE).- A sétima depressão tropical da temporada atlântica se formou hoje em águas do Caribe central, próximo ao litoral sudeste do Haiti, e ameaça se transformar em tempestade, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos.

EFE |

A depressão apresenta atualmente ventos máximos sustentados de 55 km/h, com rajadas mais fortes, e é esperado seu fortalecimento e, por isso, "pode se transformar em tempestade tropical ainda hoje", indicou o NHC em seu boletim das 12h (horário de Brasília) de hoje.

Uma depressão tropical se transforma em tempestade quando seus ventos máximos sustentados passam de 63 km/h.

O centro da depressão estava a essa hora perto da latitude 15,5 graus norte e da longitude 70,1 graus oeste, cerca de 415 quilômetros ao sudeste de Porto Príncipe (Haiti).

O Governo da República Dominicana emitiu um aviso de tempestade tropical (passagem em 24 horas) para a costa sul do país, desde Santo Domingo para o oeste até a fronteira com o Haiti.

Há também um aviso de tempestade para o sudoeste do Haiti, desde a fronteira sul com a República Dominicana até Porto Príncipe, a capital.

Foi emitida também uma alerta de vigilância de tempestade tropical (passagem em 36 horas) para o Haiti, desde o norte de Porto Príncipe em direção à fronteira com a República Dominicana.

O fenômeno meteorológico se desloca para o noroeste a aproximadamente 24 km/h e, segundo as projeções por computador do NHC, com sede em Miami, "espera-se que o centro da depressão se movimente perto ou sobre o sudoeste do Haiti amanhã, terça-feira." Durante a presente temporada atlântica, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro, se formaram seis tempestades tropicais: "Arthur", "Bertha", "Cristóbal", "Dolly", "Edouard" e "Fay", das quais a segunda e a quarta se transformaram em furacões.

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês) previu em agosto que a temporada atlântica registraria uma maior atividade este ano, com a formação de entre 14 e 18 tempestades tropicais, das quais entre sete e dez poderiam se transformar em furacões. EFE emi/ab/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG