Departamento de Chuquisaca propõe referendo autonomista em novembro

La Paz, 26 jul (EFE).- O Comitê Interinstitucional de Chuquisaca, opositor ao Governo de Evo Morales, propôs que esta região do sudeste da Bolívia realize um referendo em 23 de novembro para se juntar ao processo de autonomia já iniciado por quatro departamentos (estado).

EFE |

Uma fonte deste comitê explicou hoje que o presidente da entidade, Jaime Barrón, fez a proposta em um ato popular realizado ontem em Sucre, capital de Chuquisaca, após constatar que foram recolhidas 25 mil assinaturas da população das 40 mil necessárias para convocar a consulta.

Confirmada a data de 23 de novembro, este dia se transformará "em uma festa democrática", disse à agência Efe o dirigente cívico John Cava. Para ele, Chuquisaca deixará o sistema centralizado que evitou o desenvolvimento da região.

Chuquisaca se somaria assim ao processo iniciado nas regiões de Santa Cruz, Beni, Pando e Tarija, todas governadas por opositores, que também aprovaram estatutos autônomos com um respaldo de aproximadamente 80% da população, segundo os organizadores dos referendos realizados em maio e junho passado.

No entanto, o Governo não reconhece estes processos, que não foram apoiados pelo Congresso nem pela Corte Nacional Eleitoral (CNE), e nem os estatutos, pois alega que estão fora da atual Constituição. EFE rs/ab/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG