Comissão da Verdade sobre abusos do passado - Mundo - iG" /

Democratas promovem Comissão da Verdade sobre abusos do passado

Washington, 4 mar (EFE).- Vários senadores democratas, entre eles o presidente do Comitê Judicial do Senado, Patrick Leahy, defenderam hoje a criação de uma Comissão da Verdade que investigue o uso da tortura, de escutas telefônicas ilegais e de outros abusos supostamente cometidos durante o Governo de George W.

EFE |

Bush.

Durante uma audiência, Leahy explicou que a tarefa dessa comissão seria, principalmente, investigar os extensos poderes que o Governo Bush (2001-2009) utilizou para perseguir supostos terroristas.

O senador de Vermont advertiu que se os republicanos não quiserem apoiar a comissão estarão perdendo a oportunidade de conhecer a verdade sobre as ações da Administração anterior contra o terrorismo.

Leahy ainda não apresentou um projeto de lei com os detalhes desta "Comissão da Verdade", mas, na Câmara de Representantes, o presidente do Comitê Judicial, John Conyers, já adotou essa iniciativa.

O senador democrata por Wisconsin, Russ Feingold, considerou a comissão um elemento fundamental para o restabelecimento da força da lei.

"É preciso prestar contas detalhadamente sobre o que aconteceu nos últimos oito anos, e como a Administração anterior rejeitou ou ignorou muitos dos princípios sobre os quais esta nação foi fundada", disse.

Feingold enfatizou que a proposta de Leahy é "importante" para descobrir a verdade, e que não deve ser usada "como acerto de contas". EFE mp/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG