Democratas elogiam nova equipe de segurança de Obama

Os democratas receberam favoravelmente nesta segunda-feira a apresentação da equipe de segurança do presidente eleito Barack Obama, que inclui Hillary Clinton no departamento de Estado e Robert Gates no Pentágono, assim como Janet Napolitano na Segurança Interna.

AFP |

O ex-presidente americano Bill Clinton se declarou nesta segunda-feira "orgulhoso" da nomeação de sua esposa Hillary para o cargo de secretária de Estado do governo de Obama.

"Como americano, estou grato ao presidente eleito Barack Obama de ter pedido a Hillary que assuma o departamento de Estado, e que ela tenha aceitado. Como marido, estou profundamente orgulhoso", disse Clinton em comunicado.

"Ela é a pessoa certa para este trabalho de restabelecer a imagem da América no exterior, acabar com a guerra no Iraque, promover a paz e a segurança construindo para nossos filhos um futuro com mais parceiros e menos adversários", acrescentou.

O senador John Kerry, candidato democrata à eleição presidencial de 2004 e futuro presidente da comissão das Relações Exteriores do Senado, qualificou a nova equipe de segurannça de "excelente" para ajudar a restabelecer "o verdadeiro lugar dos Estados Unidos no mundo".

A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, também elogiou a equipe escolhida por Obama. "Todos os membros desta equipe têm uma imensa experiência, uma grande inteligência e uma forte capacidade de liderança, além de estarem comprometidos com a mudança", escreveu em comunicado publicado nesta segunda-feira.

"Este grupo de homens e mulheres mostra o compromisso da nova administração de combater os adversários e enfrentar as ameaças com cada ferramenta a nossa disposição: nosso poder de fogo militar, nossa força diplomática e nossa autoridade moral", escreveu, por sua vez, o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, em comunicado.

Nenhuma reação foi registrada do lado republicano.

Para o analista independente Steve Biddle, a equipe nomeada por Obama é "impressionante". "Isso mostra o pragmatismo e a competência da nova administração. Estes homens e mulheres foram cuidadosamente avaliados, têm talento e experiência de sobra e são moderados", enumerou.

emp/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG