Democratas apresentarão projeto de reforma migratória nos EUA

WASHINGTON - Um grupo de líderes democratas, liderado pelo deputado Luis Gutiérrez, deve apresentar nesta terça-feira um projeto de lei para uma reforma integral do sistema migratório dos Estados Unidos.

EFE |

Gutiérrez, que em meados deste ano delineou os "princípios" desse plano reformista, apresentará o projeto acompanhado de outros legisladores, líderes religiosos e cívicos.

Em comunicado emitido na semana passada ao anunciar seu projeto, Gutiérrez disse que estava "cansado" da falta de ação do Congresso e da Casa Branca.

"Esperamos pacientemente que o Congresso e nosso presidente adotem uma solução viável para nossa crise de imigração. Acabou o tempo de espera", disse.

Segundo Gutiérrez, a iniciativa é fruto de "meses de colaboração" de ativistas de grupos defensores dos imigrantes, sindicatos, e líderes do Congresso.

É, também, uma resposta a "muitos anos de dor" causados pela separação das famílias, pela exploração dos trabalhadores e pela vulnerabilidade da segurança fronteiriça, assinalou.

Esses problemas só refletem o maltratado sistema migratório dos Estados Unidos e seu projeto de lei "diz 'basta' e apresenta uma solução (...) da qual, como nação de imigrantes, podemos estar orgulhosos", afirmou Gutiérrez.

Nas últimas semanas, a secretária de Segurança Nacional, Janet Napolitano, reiterou o compromisso do Governo de reformar o sistema migratório para que os doze milhões de imigrantes ilegais saiam da sombra e contribuam para a economia.

Leia mais sobre imigração nos EUA

    Leia tudo sobre: imigração

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG