Delizamentos de terra matam 21 pessoas na Guatemala

(atualiza com outro deslizamento de terra e mais mortes) Guatemala, 20 jul (EFE).- Pelo menos 21 pessoas morreram soterradas hoje em um município rural do nordeste da Guatemala, devido às fortes chuvas que atingem o país, informaram fontes oficiais.

EFE |

Francisco Salguero, prefeito do município de La Unión, que fica no departamento (estado) de Zacapa, disse a uma rádio local que toneladas de terra e lama soterraram 12 pessoas de uma mesma família que estavam em casa, na aldeia de El Campanario.

Por sua vez, Wilmer Quintanilla, porta-voz do Corpo de Bombeiros, disse à imprensa que outras nove pessoas também morreram soterradas na aldeia de Lancapoly, no mesmo município.

As equipes de resgate e a Defesa Civil não conseguiram chegar aos lugares da tragédia, já que, por causa das chuvas, as pontes que fazem ligação com o município de La Unión foram destruídas pela força dos rios.

Segundo Salguero, o Governo federal já mandou equipes e máquinas para limpar as estradas e permitir a chegada de ajuda à população.

Já Víctor Quiróz, comandante do Corpo de Bombeiros de La Unión, disse à imprensa que outras 12 casas na cidade correm sério risco de desabar, razão pela qual seus moradores foram evacuados para lugares seguros.

O município de La Unión, com 25.000 habitantes, fica na divisa com Honduras e é considerado um dos mais pobres do departamento de Zacapa. EFE cual/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG