Delegação turca chega a Bagdá para discutir incursões militares no Iraque

Bagdá, 1 mai (EFE) - Uma delegação turca chegou hoje a Bagdá para discutir com as autoridades iraquianas as incursões militares turcas no norte do Iraque, além de assuntos bilaterais, informou a agência de notícias independente Aswat al-Iraq.

EFE |

A delegação, liderada por Ahmet Davutoglu, conselheiro em política externa do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, se reunirá hoje com o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki.

Além disso, deve se reunir com o presidente iraquiano, Jalal Talabani, e com o presidente da Região Autônoma do Curdistão iraquiano, Massoud Barzani.

Esta é a segunda visita realizada por uma delegação turca a Bagdá desde que a Turquia iniciou, em dezembro, uma série de operações militares contra as bases do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque, após ter recebido a aprovação do Parlamento e do Governo de Ancara.

A Turquia deslocou 10 mil soldados à fronteira com o Iraque e, desde então, faz incursões terrestres e aéreas sistemáticas no norte do país vizinho, onde estão refugiados os membros do PKK, grupo considerado terrorista por Ancara, União Européia (UE) e Estados Unidos.

Enquanto isso, o vice-presidente iraquiano sunita, Tareq al-Hashemi, viajou hoje a Ancara para debater as mesmas questões com representantes políticos turcos.

Durante sua visita, a segunda em poucas semanas, Hashemi analisará com os responsáveis turcos os confrontos no Curdistão que mataram dezenas de pessoas e afetam principalmente os civis. EFE am/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG