Delegação norte-coreana chega a Seul para funeral de ex-líder

Seul, 21 ago (EFE).- Uma delegação oficial norte-coreana de seis pessoas chegou hoje a Seul para o funeral do ex-presidente da Coreia do Sul e Prêmio Nobel da Paz Kim Dae-jung, símbolo da reconciliação entre dois países, informou a agência de notícias local Yonhap.

EFE |

É a primeira visita oficial a Seul de uma missão de alto nível da Coreia do Norte desde que, em fevereiro de 2008, o conservador Lee Myung-bak assumiu o poder na Coreia do Sul, impondo uma linha dura com o regime do ditador do país vizinho, Kim Jong-il.

A atitude norte-coreana é uma amostra de certa distensão nas relações entre as duas Coreias, após a tensão vivida no último ano.

A decisão dos seis norte-coreanos de passar a noite em Seul despertou também especulações sobre a possibilidade de que encontrem o ministro da Unificação sul-coreano, Hyun In-taek.

No domingo acontece em Seul o funeral de Estado de Kim Dae-jung (1998-2003), que durante seu mandato impulsionou a reconciliação na península coreana e o fim da divisão entre as duas Coreias, o que lhe rendeu em 2000 o Prêmio Nobel da Paz. EFE co/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG