Delegação francesa terá ministro tcheco na cúpula de Washington

Paris, 31 out (EFE).- O presidente francês, Nicolas Sarkozy, propôs hoje ao chefe de Governo da República Tcheca, Mirek Topolanek, que o ministro das Finanças tcheco, Miroslav Kalousek, vá à cúpula de Washington dentro da delegação da França.

EFE |

Segundo Sarkozy, isso será uma forma de aproximar a França, que atualmente ocupa a Presidência rotativa da União Européia (UE), da República Tcheca, sua sucessora, a partir de janeiro, do posto.

"Pedi ao primeiro-ministro tcheco que seu ministro das Finanças faça parte da delegação francesa em nome da UE na cúpula de Washington" sobre a reforma do sistema financeiro internacional, que acontece em 15 de novembro, disse Sarkozy à imprensa em Paris.

A proposta chega dias depois de Praga manifestar mal-estar perante a sugestão do chefe do Estado francês, que disse que gostaria de presidir o Eurogrupo até que a Presidência da UE fosse, em 2010, para a Espanha, país que adotou o euro como moeda, ao contrário da República Tcheca.

Sarkozy frisou, por outro lado, que o chefe de Governo tcheco pediu que a França siga presidindo, com o Egito, a União pelo Mediterrâneo (UPM).

"Acho que todos ganhamos trabalhando lado a lado", destacou o presidente francês, que disse que apoiaria "os esforços" da futura Presidência tcheca da UE em "desenvolver o leste europeu". EFE ac/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG