Delegação do Hamas viaja a Damasco para tratar trégua com líder no exílio

Gaza, 19 abr (EFE).- Uma delegação de líderes do Hamas viajou hoje a Damasco para discutir com o chefe do birô político no exílio, Khaled Mashaal, um cessar-fogo entre as milícias palestinas e Israel, informaram fontes oficiais na faixa.

EFE |

Mahmoud Zahar e Said Siyam, entre outros dirigentes locais do Hamas, se encontrarão na capital síria com Mashaal para discutir sobre o avanço das conversas mantidas nos últimos dias no Cairo com os serviços de inteligência egípcios, que tentam conseguir uma trégua na faixa.

Zahar e Siyam devem voltar a viajar à capital egípcia dentro de dois dias para se reunir novamente com Omar Suliman, chefe dos serviços de inteligência egípcios, informou hoje a agência de notícias egípcia "Mena".

Fontes do Hamas informaram que a delegação não voltará a Gaza até que se eliminem todos os obstáculos que impedem o fim das sanções de Israel e a reabertura dos postos de controle de acesso à Gaza, especialmente o de Rafah, que separa a faixa do território egípcio.

O Cairo mantém conversas de forma separada com os islamitas de Gaza e o Governo do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, para acabar com a violência e o estrito bloqueio que Israel impôs à faixa em junho de 2007, após o Hamas expulsar da faixa as forças leais ao presidente palestino, Mahmoud Abbas, e assumir o poder. EFE Sar/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG