Delegação do Hamas chega ao Egito para negociações sobre trégua

Cairo, 10 fev (EFE).- Uma delegação do Hamas chegou hoje ao Egito para se juntar às conversas sobre uma trégua duradoura com Israel mantida por este grupo islâmico no Cairo com a mediação do Egito, informaram fontes de segurança.

EFE |

Esta nova missão cruzou ao Egito a partir de Gaza pela passagem fronteiriça de Rafah.

No Cairo, se reunirão com o principal ideólogo do Hamas em Gaza, Mahmoud Zahar, que viajou para Damasco e ao Catar e que liderará as negociações com o mediador egípcio, o chefe dos serviços secretos, Omar Suleiman.

Zahar, ministro de Exteriores palestino durante o Governo do Hamas, deve dar a resposta final do grupo islâmico sobre a trégua com Israel.

O Hamas está disposto a oferecer um ano e meio de trégua em troca do fim do bloqueio imposto por Israel sobre Gaza desde junho de 2007 e da abertura dos postos fronteiriços, especialmente o de Rafah, que liga Gaza com o Egito.

Nos últimos dias, Mahmoud Zahar viajou para Doha e Damasco, onde se reuniu com a cúpula do Hamas no exílio.

Por enquanto, o Hamas e os mediadores egípcios não chegaram a um acordo nos principais assuntos tratados, incluindo a questão relacionada ao soldado israelense capturado desde 2006, Gilad Shalit. EFE nq/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG