Delegação do Hamas chega ao Cairo para tentar colocar fim a ataques de Israel

Cairo, 5 jan (EFE).- Uma delegação de alto nível do movimento islâmico palestino Hamas chegou hoje ao Cairo para discutir nesta terça-feira com responsáveis egípcios como colocar fim aos ataques israelenses na Faixa de Gaza, informou a agência oficial Mena.

EFE |

A delegação é liderada pelos dois dirigentes do Hamas, Imad al-Alami e Mohammed Nasr, segundo a fonte, que não deu outros detalhes sobre a agenda de reuniões com as autoridades egípcias.

Não foi anunciado oficialmente quem presidirá a delegação egípcia que conversará com a missão do Hamas, mas, no passado, o encarregado destes contatos foi o chefe dos serviços de informação do Egito, general Omar Suleiman.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, agradeceu os esforços egípcios relacionados com o convite da delegação do Hamas ao Cairo para tentar alcançar o retorno à trégua e a reconciliação nacional palestina, informou hoje a agência de notícias palestina "WAFA".

A agência explicou que o Governo egípcio tinha informado Abbas dos contatos com o Hamas e de sua reunião com o grupo amanhã para estudar as medidas necessárias para obter um cessar-fogo em Gaza.

O ministro de Assuntos Exteriores egípcio, Ahmed Aboul Gheit, afirmou hoje que a visita da delegação do Hamas tem o objetivo inicial de conversar para conseguir um cessar-fogo na Faixa de Gaza, atacada pelas Forças Armadas israelenses desde 27 de dezembro.

"Pedimos o envio de uma delegação do Hamas capaz de adotar decisões sobre como se pode conseguir um cessar-fogo, ajudar os palestinos a sair desta situação e conseguir uma reconciliação", disse Gheit ao canal de televisão saudita "Al Arabiya".

o Hamas controla a Faixa de Gaza desde que expulsou desse território as forças leais a Abbas. EFE hh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG