Delegação do Fatah visita Egito para retomar diálogo interpalestino

Cairo, 7 jun (EFE).- Um delegação do grupo nacionalista Fatah se reuniu hoje, no Cairo, com responsáveis egípcios para retomar o diálogo interpalestino, informou a agência oficial de notícias Mena.

EFE |

Segundo a agência, o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores egípcio, Hosam Zaki, pediu ao Fatah e ao movimento islâmico Hamas que sejam flexíveis, para que seja possível progredir nesse diálogo.

Zaki acrescentou que o Egito, que atua como mediador entre as partes, está fazendo grandes esforços para seguir adiante com o diálogo, que deveria terminar com um acordo de reconciliação até 7 de julho, data limite marcada, após meses de negociações fracassadas.

A "Mena" acrescentou que, nos próximos dias, uma delegação do Hamas deve viajar ao Cairo.

A visita ao Egito dos representantes do Fatah, liderados por um de seus dirigentes, o ex-primeiro-ministro Ahmed Qorei, ocorre após o aumento da tensão entre as duas facções, devido aos enfrentamentos recentes na Cisjordânia entre partidários dos dois grupos.

Em 31 de maio, o Hamas anunciou que estudava suspender sua participação no diálogo interpalestino, em resposta ao "assassinato" de dois de simpatizantes na localidade de Kalkilia, advertiu um dos líderes do movimento islâmico em Gaza, Salah al-Bardawil.

A disputa entre o Hamas e o Fatah se intensificou em junho de 2007, quando partidários do grupo islâmico expulsaram da Faixa de Gaza as forças leais ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, líder da facção nacionalista. EFE sva/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG