Delegação de 40 deputados de países da UE visita Gaza

Gaza, 9 jun (EFE).- Uma delegação formada por cerca de 40 deputados de países da União Europeia (UE) visitou hoje a Faixa de Gaza, território aonde chegou através do terminal fronteiriço de Rafah, limite com o Egito.

EFE |

O grupo é liderado pela vice-presidente do Parlamento Europeu, Luisa Morgantini (Esquerda Unitária Europeia), contrária à intensificação do acordo de associação da UE com Israel, e inclui membros de Parlamentos nacionais de 15 países comunitários, assim como prefeitos de importantes cidades europeias.

A visita ocorre às vésperas de o alto representante de Política Externa e Segurança Comum da UE, Javier Solana, chegar à região, onde se reunirá com dirigentes israelenses e da Autoridade Nacional Palestina (ANP), a fim de estudar as vias para que as partes retomem o processo de paz.

Funcionários do Governo do movimento islâmico Hamas na Faixa de Gaza disseram que a delegação de deputados europeus tem como objetivo "comprovar a destruição causada pelo Exército israelense em Gaza durante os 22 dias de ofensiva militar que concluiu em 18 de janeiro".

"A delegação visitará as áreas que o Exército de Israel destruiu na recente guerra contra a Faixa de Gaza", afirmou Adel Zurob, porta-voz das passagens em Gaza.

Zurob expressou sua esperança de que a visita dos políticos europeus possa ajudar a levantar o bloqueio imposto por Israel ao território palestino desde que o Hamas assumiu o controle de Gaza, em junho de 2007. EFE sar-db/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG