Delegação da AIEA começa segunda rodada de negociações com Irã

Teerã, 8 ago (EFE)-. A delegação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), liderada pelo diretor adjunto do organismo, Oli Heinonen, iniciou hoje a segunda rodada de negociações com as autoridades iranianas em Teerã.

EFE |

Segundo a agência iraniana "Mehr", as duas partes mantiveram ontem a primeira rodada de diálogos para discutir "o processo de cooperação" entre Irã e AIEA, e hoje encerrarão as conversas com a nova reunião.

Nem o Irã nem a AIEA ofereceram ainda detalhes sobre o conteúdo das conversas.

A reunião de hoje acontece no mesmo dia em que a União Européia aprovou novas sanções ao Irã, principalmente econômicas, de acordo com a orientação da ONU para penalizar o país do Oriente Médio por seu programa nuclear.

A decisão, divulgada hoje, supõe a entrada em vigor das últimas restrições aprovadas em março pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A delegação da AIEA chegou ontem para dialogar durante dois dias com as autoridades iranianas, depois da rejeição do Irã em dar uma resposta à proposta do grupo de países negociadores para a questão nuclear, formado pelos cinco membros do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha.

Na primeira rodada de negociações ontem em Teerã, Oli Heinonen se reuniu com o assessor para assuntos internacionais do Organismo da Energia Atômica do Irã (OEAI), Mohamad Saidi, e com o representante do Irã perante a AIEA, Ali Asghar Soltanyie. EFE msh/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG