Defesa Civil indica cidades de Abruzzo que receberão ajuda pelo terremoto

Roma, 17 abr (EFE).- O responsável da Defesa Civil italiana, Guido Bertolaso, divulgou hoje a lista de 49 municípios que terão direito às ajudas para a reconstrução, após o terremoto que atingiu a região de Abruzzo no último dia 6.

EFE |

Os habitantes destas localidades terão direito a 400 euros mensais. Além disso, entre as dezenas de milhares de pessoas que ficaram sem casa, apenas os habitantes destas povoações poderão ter vaga em um hotel pago pelo Estado.

Na lista, estão L'Aquila, a capital da região e cidade com maior população (70 mil habitantes) das atingidas pelo terremoto, e outros pequenos povoados, como Onna e Castelnuovo, que ficaram totalmente devastados.

A Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) oferecerá 500 milhões de euros para custear a reconstrução, anunciou hoje o comissário de Transportes europeu, Antonio Tajani, durante uma visita a L'Aquila.

O dinheiro virá do Fundo de Solidariedade previsto para as catástrofes naturais e dos fundos estruturais destinados ao período de 2007 a 2013.

Depois do terremoto de 6 de abril, houve centenas de réplicas, algumas de magnitude próxima à do primeiro grande tremor.

O terremoto deixou 295 mortos, centenas de feridos e 58 mil desabrigados, cujas casas desabaram ou ficaram muito danificadas.

EFE fab/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG