Fay - Mundo - iG" /

Defesa Civil de Cuba alerta para riscos da tempestade tropical Fay

Havana, 16 ago (EFE).- O Estado-Maior da Defesa Civil de Cuba pediu hoje à população da ilha e aos organismos estatais que fiquem muito atentos à trajetória e ao desenvolvimento da tempestade tropical Fay.

EFE |

Ontem à tarde, o Instituto de Meteorologia de Cuba já chamava atenção para a formação da "Fay", sexta tempestade tropical na atual temporada de ciclones do Atlântico.

Segundo uma nota, a partir de hoje, o fenômeno meteorológico poderá causar chuvas fortes, ressacas e tempestades nas províncias do leste da ilha.

O último boletim do instituto indica que, às 6h00 (7h00 de Brasília) o centro da tempestade tropical "Fay" estava cerca de "15 quilômetros a nordeste de Porto Príncipe, no Haiti, e cerca de 340 quilômetros a lés-sueste de Guantánamo, em Cuba".

"Durante a madrugada, a 'Fay' não experimentou mudanças significativas e continua com ventos máximos constantes de 75 km/h", diz um comunicado.

A tempestade se movimenta no sentido oeste, a "cerca de 22 km/h", e, de acordo com as previsões, e, pelas próximas 12-24 horas, "estará se movimentando sobre o Haiti".

Porém, no fim do dia, o fenômeno deverá mudar de trajetória, para começar a se aproximar gradualmente do extremo leste de Cuba.

"Também é possível um fortalecimento do sistema tropical dentro deste período, quando seu centro estiver sobre os mares ao sul da região leste de Cuba e ao oeste do Haiti", acrescenta o boletim.

"As chuvas poderão ser intensas em algumas localidades das províncias orientais, especialmente nas zonas montanhosas", alertou o instituto. EFE am/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG