final para primeiro dia da cúpula - Mundo - iG" /

Debandada antecipa declaração final para primeiro dia da cúpula

San Salvador, 31 out (EFE).- Assim como em 1997, na Ilha Margarita (Venezuela), a 18ª Cúpula Ibero-Americana, que se encerra hoje em San Salvador, teve a declaração final assinada um dia antes, devido à saída antecipada de diversos chefes de Estado e Governo.

EFE |

O primeiro a abandonar a capital salvadorenha foi o justamente o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que viajou ontem para Havana, em sua segunda visita oficial a Cuba neste ano.

A Declaração de San Salvador, dedicada à "Juventude e o Desenvolvimento", assim como o Plano de Ação, o Compromisso de San Salvador e 14 comunicados especiais foram assinados ontem, ao se concluir o primeiro dia da cúpula.

A assinatura estava prevista para hoje, mas o presidente anfitrião, Antonio Elías Saca, propôs antecipar o ato devido à partida antecipada de muitos dos 18 chefes de Estado e Governo.

Depois de Lula, partiram na noite de ontem a argentina Cristina Fernández de Kirchner, o equatoriano Rafael Correa, o mexicano Felipe Calderón, o peruano Alan García e o nicaragüense Daniel Ortega.

Não compareceram os presidentes de Cuba, Raúl Castro; Uruguai, Tabaré Vázquez; Venezuela, Hugo Chávez, e Portugal, Aníbal Cavaco Silva -representado pelo primeiro- ministro José Sócrates.

O rei Juan Carlos da Espanha é, por sua vez, o único chefe de Estado que esteve presente em todas às cúpulas ibero-americanas, desde a realizada em 1991 em Guadalajara, no México. EFE ed/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG