David Miliband diz que Paquistão é fundamental na luta contra o terrorismo

Islamabad, 26 nov (EFE).- O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, David Miliband, afirmou hoje que o Paquistão continua tendo um papel fundamental na luta contra o terrorismo e destacou a necessidade de conseguir a estabilidade na região.

EFE |

Miliband, que chegou ontem à noite a Islamabad, se reuniu hoje com os principais líderes políticos e militares do país, aos quais prometeu estudar os pedidos de ajuda econômica do Paquistão.

O chefe da diplomacia britânica se reuniu com o primeiro-ministro paquistanês, Yousuf Raza Gillani, para o qual afirmou que "o Reino Unido tem importantes vínculos com o Paquistão na luta contra o terrorismo", o que faz com que "continuará com seu apoio".

Segundo um comunicado do escritório de Gillani, Miliband expressou seu desejo de "fortalecer a cooperação bilateral" em setores como a educação.

Por outro lado, o primeiro-ministro agradeceu o apoio britânico no âmbito da plataforma de países "Amigos do Paquistão", que está estudando há semanas a possibilidade de ajudar este país com o financiamento de projetos de saúde, segurança e energia.

Miliband se reuniu também com seu colega paquistanês, Shah Mehmood Qureshi, que lhe garantiu que cada vez há "mais coordenação e confiança" entre Paquistão e Afeganistão, indica um comunicado de Relações Exteriores.

O ministro britânico afirmou que o "Paquistão é um ator importante, não apenas na luta contra o terrorismo, mas também no contexto econômico e de segurança regional".

Os dois ministros discutiram sobre a luta contra os insurgentes, a conflituosa situação no Afeganistão e as relações entre Índia e Paquistão.

Esta é a segunda visita ao Paquistão do ministro de Relações Exteriores do Reino Unido nos últimos seis meses. EFE igb/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG