parceiro Richard Wright - Mundo - iG" /

David Gilmour homenageia parceiro Richard Wright

O guitarrista David Gilmour, da banda britânica Pink Floyd, prestou homenagem ao tecladista do grupo, Richard Wright, morto ontem, por sua vitalidade, alegria e humor. Escrevendo no seu site, Gilmour disse que nunca tinha tocado com alguém como Wright.

BBC Brasil |

"Na minha opinião, todos os grandes momentos do Pink Floyd são aqueles em que ele está a pleno vapor", acrescentou Gilmour.

Ele elogiou o talento de Wright como compositor, citando, por exemplo, duas faixas do álbum Dark Side of the Moon, de 1973, escritas por Wright.

Wright foi um dos fundadores do grupo. Gilmour foi convidado a integrar o Pink Floyd em 1968, um ano após o lançamento do primeiro álbum do grupo, The Piper at the Gates of Dawn.

Ele substituiu o guitarrista original do grupo, Syd Barrett.

"Ninguém pode substituir Richard Wright - ele era meu parceiro musical e meu amigo", disse Gilmour.

"Na confusão de discussões sobre quem ou o quê era o Pink Floyd, a enorme contribuição de Rick era freqüentemente esquecida".

"Ele era suave, modesto e reservado, mas sua voz cheia de sentimento e seu jeito de tocar eram componentes vitais, mágicos, do som do Pink Floyd".

Lenda
Gilmour disse que a combinação de sua voz com a de Wright, somada à "telepatia musical" dos dois, floresceu pela primeira vez na faixa Echoes, que tomou todo o lado B do álbum Meddle, de 1971.

Ele acrescentou: "Afinal, sem Us and Them, e The Great Gig in the Sky - ambas compostas por Wright - o que seria de The Dark Side of the Moon?", pergunta.

Este álbum, que fez da banda uma lenda do rock, ficou por mais de dez anos na parada de álbuns dos Estados Unidos.

Wright conheceu os parceiros Roger Waters e Nick Mason, co-fundadores do Pink Floyd, na faculdade de arquitetura.

Waters deixou a banda em 1981, depois de se desentender com o resto do grupo.

Wright, junto com Gilmour e Mason, continuou a gravar e a fazer turnês com o Pink Floyd durante toda a década de 1980 e início da de 90.

O Pink Floyd lançou seu último álbum de estúdio - The Division Bell - em 1994.

Em 2005, a banda completa voltou ao palco - pela primeira vez depois de 24 anos - para o concerto Live 8, no Hyde Park, em Londres.

Wright também contribuiu com vocais e teclados para o álbum solo de Gilmour, On An Island, lançado em 2006, saindo em turnê com a banda de Gilmour pela Europa e Estados Unidos..

A morte de Wright, aos 65 anos, foi anunciada por um porta-voz na segunda-feira.

Segundo o porta-voz, o músico morreu após "uma batalha curta contra o câncer". O tipo de câncer não foi especificado.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG