lavava dinheiro para as Farc - Mundo - iG" /

DAS colombiano desmantela organização que lavava dinheiro para as Farc

Bogotá, 24 mai (EFE).- O Departamento Administrativo de Segurança da Colômbia (DAS, inteligência estatal) desmantelou uma rede de lavagem de dinheiro provenientes de atividades do narcotráfico das Forças Armadas Revolucionária da Colômbia (Farc) e prendeu 11 pessoas no país.

EFE |

Um comunicado da entidade informa que na "Operação Diamante", que durou 18 meses, foi possível desmantelar a rede que tinha redes na Colômbia, no Chile e no Peru, e que o total de detidos, após uma operação transnacional, chega a 33.

Entre os detidos na Colômbia está Jorge Enrique Jiménez Muñoz Urrego, quem supostamente controlava casas de câmbio no país onde se lavava dinheiro que as Farc obtinham com o tráfico de cocaína.

Estima-se que a rede conseguiu lavar US$ 2,7 milhões que iam parar nas mãos do grupo rebelde.

A estratégia da rede, da qual também fazia parte María Mercedes Urrego, parente do suposto narcotraficante Jorge Enrique Jiménez Urrego, capturado em Bogotá na semana passada, era enviar grandes somas de dinheiro através dos correios humanos que viajavam de Bogotá ao Peru e dali para o Chile.

Os envolvidos também abriam negócios de compra e venda de divisas e depois de um ano os fechavam para não serem encontrados pelas autoridades. EFE ocm/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG