Dario Franceschini é eleito novo líder da esquerda italiana

Dario Franceschini, braço direito do ex-líder do Partido Democrata (PD) Walter Veltroni, foi eleito neste sábado novo chefe do PD, a principal formação da esquerda italiana, mergulhada em uma grave crise após várias derrotas eleitorais.

AFP |

"Hoje 1.258 delegados participaram da votação. Dario Franceschini obteve 1.047 votos contra 92 para Arturo Parisi", o segundo candidato, anunciou Anna Finocchiaro, líder dos senadores do PD e responsável pela gestão da assembleia convocada pelo partido para eleger seu novo líder.

"Vejo o papel de secretário como um serviço ao partido. Não estou aqui para preparar meu futuro pessoal. Meu trabalho terminará em outubro, com as primárias e o congresso", havia dito anteriormente a sua eleição Franceschini, ao apresentar sua candidatura aos delegados do PD.

"Será difícil, mas vamos conseguir", assegurou Franceschini, um advogado de 50 anos, em relação à renovação do partido.

Minado por uma série de fracassos eleitorais que desencadearam duras críticas contra ele dentro do partido, Walter Veltroni deixou a liderança na terça-feira, a pouco mais de três meses das eleições europeias.

ljm/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG