irreversíveis , diz estudo - Mundo - iG" /

Danos causados por CO2 à atmosfera são irreversíveis , diz estudo

Washington, 26 jan (EFE).- As alterações atmosféricas causadas pelas emissões de dióxido de carbono são irreversíveis, afirma um estudo divulgado hoje pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

EFE |

Segundo a pesquisadora Susan Solomon, a eliminação desse gás poluente da atmosfera de forma imediata não ajudaria a remediar a atual situação.

O planeta demorará pelo menos mil anos para recuperar as temperaturas normais, pois estas se manterão durante muito tempo nos mares, afirmou Solomon.

Ela acrescentou que é falsa a ideia de que a mudança climática coloca riscos menores e que as mudanças poderiam ser revertidas em poucas décadas.

"As mudanças climáticas são irreversíveis, pois as emissões de dióxido de carbono já estão ocorrendo", explicou Solomon, do Laboratório de Pesquisas da Terra na Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, em inglês).

As mudanças se centram principalmente no aumento das temperaturas, mas também nas remodelações das chuvas na zona do Mediterrâneo, no sul da África e na região sudoeste da América do Norte.

O clima mais quente também causou uma expansão oceânica, a qual poderia aumentar como resultado do degelo acelerado na Groenlândia e na Antártida, segundo os meteorologistas.

A pesquisadora afirma ainda que é preciso tomar medidas imediatamente para impedir que os danos sejam ainda piores. EFE ojl/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG