Damasco aprova nomeação do primeiro embaixador do Líbano na Síria

Beirute, 27 jan (EFE).- O Governo sírio aprovou a nomeação de Michel Jury como primeiro embaixador do Líbano na Síria, anunciou hoje o ministro libanês de Relações Exteriores, Fawzi Salloukh.

EFE |

"O encarregado de negócios sírio, Chawki Chamat, entregou-me uma carta em que a Síria comunica o consentimento à nomeação de Jury como embaixador do Líbano em Damasco", afirmou Salloukh.

Antes de ser nomeado embaixador na Síria, Jury, diplomata de carreira, ocupava esse cargo em Chipre.

Em 26 de dezembro foi içada a bandeira síria na sede diplomática deste país no Líbano, no setor comercial do bairro de Hamra, que até o momento esteve a cargo de Chamat e de outros dois diplomatas.

Dois meses antes, Líbano e Síria estabeleceram formalmente relações diplomáticas plenas pela primeira vez desde a independência de ambos os países, na década de 1940.

Até agora, as relações entre ambos os países se regiam pelo Conselho Superior líbano-sírio, estabelecido após a assinatura do tratado de amizade, fraternidade e cooperação mútua (1991).

A Síria foi obrigada a retirar seus soldados e agentes do país vizinho após as manifestações pelo assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri, em 14 de fevereiro de 2005, atribuído ao regime de Damasco, que sempre negou a acusação.

EFE ks/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG