Dalia Grybauskaite toma posse como presidente da Lituânia

Vilnius, 12 jul (EFE).- A economista Dalia Grybauskaite, ex-comissária de Programação Financeira e Orçamento da União Europeia (UE), tomou posse hoje como presidente da Lituânia, em cerimônia no Parlamento.

EFE |

"Juro perante o povo ser fiel à Lituânia e a sua Constituição, respeitar a lei, defender a integridade territorial, exercer minhas funções honestamente, ser justa com todos, fortalecer a independência do país e servir à pátria e à democracia para o bem dos cidadãos da Lituânia. Que Deus me ajude", foram as palavras de testemunho da nova chefe de Estado.

Grybauskaite, de 53 anos, jurou o cargo perante os deputados e o presidente do Tribunal Constitucional, Kestutis Lapinskas, que, após a interpretação do hino da Lituânia, anunciou o início do mandato presidencial.

Em seguida, o presidente do Parlamento, Arunas Valinskas, entregou à chefe de Estado o símbolo do poder e máxima condecoração do Estado lituano, a Ordem de Vytautas, o Grande.

Em um breve discurso perante os legisladores, Grybauskaite disse que centrará sua gestão em superar os crescentes problemas econômicos do país em meio à crise global e em realizar uma política externa equilibrada.

As festividades terminarão no Palácio Presidencial, que será oficialmente entregue a Grybauskaite por seu antecessor no cargo, o veterano Valdas Adamkus, e onde será içado o estandarte presidencial e serão disparadas várias salvas de antigos canhões.

Depois, a presidente aceitará, como estabelece a Constituição, a renúncia do anterior Governo de Andrius Kubilius, e assinará um decreto pelo qual encomendará que esse Executivo fique em funções até a formação do novo gabinete de ministros.

Grybauskaite venceu no primeiro turno as eleições de 17 de maio, às quais se apresentou como candidata independente e nas quais se impôs frente a outros seis candidatos, com apoio popular de mais de 68%. EFE va-si/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG