apolítica aos Estados Unidos - Mundo - iG" /

Dalai Lama faz viagem apolítica aos Estados Unidos

O líder espiritual dos tibetanos, o Dalai Lama, chegou nesta quinta-feira a Seattle (estado de Washington, noroeste dos EUA), primeira etapa de uma visita de quase duas semanas aos Estados Unidos.

AFP |

"O Dalai Lama chegou", confirmou um dirigente da cidade de Seattle.

O Prêmio Nobel da Paz avisou que sua viagem aos Estados Unidos será "apolítica". O líder budista deve ministrar conferências durante cinco dias em Seattle antes de seguir para Michigan (norte) e Nova York (nordeste).

O Dalai Lama fez uma breve escala no Japão antes de chegar à costa oeste dos Estados Unidos.

O líder espiritual e político dos tibetanos, que vive no exílio em Dharamsala, no norte da Índia, pediu a abertura de uma investigação internacional independente sobre a repressão chinesa às manifestações no Tibete.

O Dalai Lama também pediu aos tibetanos que não perturbem os preparativos dos Jogos Olímpicos, num momento em que o percurso da tocha se tornou um assunto de preocupação para as autoridades das cidades que a recebem, depois dos incidentes registrados em Londres, Paris e São Francisco.

Vários dirigentes mundiais, entre eles o presidente americano, George W. Bush, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, pediram a Pequim um diálogo com o Dalai Lama.

O líder budista defende uma autonomia "significativa" do Tibete e o respeito à cultura tibetana.

pp/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG