Dalai Lama é nomeado cidadão de honra de Varsóvia

Berlim, 29 jul (EFE).- O Dalai Lama foi nomeado hoje cidadão de honra de Varsóvia, por seu compromisso com a liberdade de seus compatriotas e de seu país, a pedido do líder da oposição conservadora na Polônia, Jaroslav Kaczynski.

EFE |

O líder espiritual e político tibetano recebeu a nomeação na presença do ex-líder do sindicato Solidariedade, ex-presidente do país e Prêmio Nobel da Paz, Lech Walesa.

O Dalai Lama agradeceu a honra e elogiou "a grandeza espiritual e a determinação" da população de Varsóvia, a "cidade invencível", como a chamou, que desempenhou um papel fundamental no caminho rumo à democracia no leste europeu.

O Parlamento municipal da capital polonesa tinha aprovado, por unanimidade, a nomeação do líder espiritual tibetano, impulsionada pelo ex-líder de Governo Lech Kacynski.

O Dalai Lama chegou ontem a Varsóvia para uma visita de dois dias e visitou o Museu do Levante, em homenagem à revolta entre agosto e outubro de 1944, na qual morreram 200 mil pessoas.

O líder espiritual e político tibetano seguirá viagem rumo à Alemanha, onde participará de jornadas budistas próximas à cidade de Frankfurt e será recebido pelo primeiro-ministro do estado de Hesse, o conservador Roland Koch. EFE gc-ih/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG