já não pode ser ignorada - Mundo - iG" /

Dalai Lama diz que a luta dos tibetanos já não pode ser ignorada

Nova Délhi - O Dalai Lama declarou hoje, na Índia, que os protestos contra a China no Tibete provaram que a causa dos tibetanos já não pode ser ignorada pelo mundo.

EFE |

"Estes protestos fizeram o mundo ver que a questão do Tibete não pode ser ignorada", disse o líder espiritual em um comunicado emitido na cidade de Dharamsala, onde está exilado desde sua fuga da China, em 1959.

O Dalai Lama disse temer mais repressões no Tibete, mas, ao mesmo tempo, pediu aos manifestantes que se concentrem em protestos e práticas "não violentas", sob qualquer circunstância.

As autoridades chinesas "me acusaram de instigar os fatos ocorridos no Tibete. Isso é completamente incerto e realizei repetidas chamadas para que um corpo internacional realize uma investigação sobre o assunto", disse.

Segundo o líder tibetano, esse pedido de investigação não significa que ele não apóie os Jogos Olímpicos, já que a luta dos tibetanos tem a ver "com alguns líderes chineses", e "não com o povo chinês".

O Governo do Tibete no exílio, que não é reconhecido por nenhum país, declarou hoje Dia Mundial da Oração, o qual foi respeitado em muitas cidades indianas com comunidades de tibetanos.

Leia mais sobre: Tibete

Leia também

  • Tiago Dória:  os vídeos censurados pelo governo chinês 
  • Caio Blinder: China não quer competir por liberdade antes da Olimpíada
  • Análise: Tibete representa problema para jogos de Pequim
    • Leia tudo sobre: tibete

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG