Dalai lama chega ao Reino Unido para visita de onze dias

Londres, 20 mai (EFE).- O Dalai lama, líder espiritual dos tibetanos, chegou hoje ao Reino Unido para uma visita de onze dias, na qual se reunirá com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, e visitará a sede do Parlamento de Westminster.

EFE |

A viagem gerou controvérsia pela decisão de Brown de se reunir - no próximo dia 23 - com o dalai lama no Palácio de Lambeth, residência do arcebispo de Canterbury em Londres, em vez de o encontro acontecer em seu escritório oficial de Downing Street.

Segundo fontes oficiais britânicas, Brown receberá o dalai lama apenas como "líder espiritual", e a reunião permitirá abordar a situação no Tibete e os fatos recentes.

Os grupos que apóiam o povo tibetano criticaram a decisão do chefe do Governo britânico, tomada, segundo afirmam, em resposta às pressões do Governo chinês.

Fontes da Scotland Yard (Polícia metropolitana de Londres) informaram que haverá uma presença policial "adequada" durante a viagem do líder budista, que chegou hoje ao aeroporto de Heathrow pouco depois das 4h30 (de Brasília).

O dalai lama receberá hoje um título honorário da Universidade Metropolitana de Londres, onde discursará e se reunirá com estudantes tibetanos.

Ainda esta semana ele deve se reunir também com o líder da oposição britânica, o conservador David Cameron.

O líder espiritual pronunciará nesta quinta-feira um discurso no teatro Albert Hall e participará durante cinco dias - a partir do dia 24 - de aulas sobre suas doutrinas budistas no centro de conferências Nottingham Arena, no norte da Inglaterra. EFE vg/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG