Dados e informações sobre principais acidentes de transporte em 2008

ACIDENTES AÉREOS. ----------------. (com mais de 15 vítimas fatais). - 23 de janeiro.- Vinte militares poloneses morrem na queda do avião de transporte em que viajavam quando ele se preparava para aterrissar no aeroporto de Miroslawiec, no oeste da Polônia.

EFE |

- 21 de fevereiro.- Um avião ATR 42300, com 43 passageiros e três tripulantes a bordo, da companhia aérea Santa Barbara, desaparece quando voava entre Mérida e Caracas, na Venezuela.

- 3 de abril.- Pelo menos 19 pessoas morrem na queda de um avião Antonov-AN28 operado pela companhia aérea Blue Wings no Suriname.

- 15 de abril.- Pelo menos 63 pessoas perdem a vida na queda de um avião de carga com 79 ocupantes em um bairro populoso da cidade de Goma, na República Democrática do Congo (RDC).

- 2 de maio.- Pelo menos 24 militares, todos eles oficiais do Exército do Sul, e entre eles o ministro da Defesa do Governo do sul do Sudão, Dominique Dim, morrem em um acidente aéreo no sul do país.

- 10 de junho.- Incêndio em um Airbus 310 com 204 passageiros deixa 30 mortos e seis desaparecidos no aeroporto de Cartum, no Sudão.

- 20 de agosto.- Avião da companhia Spanair com 172 ocupantes cai durante a decolagem no aeroporto de Barajas, em Madri, matando 154 pessoas e deixando outras 18 feridas.

- 24 de agosto.- Queda de um Boeing 737 da companhia Itek Air minutos depois da decolagem deixa 70 mortos no Quirguistão.

- 1º de setembro.- Avião Beechcraft 1900 que transportava ajuda humanitária cai na província de Kivu Sul, no nordeste da RDC, deixando 17 mortos.

- 14 de setembro.- Boeing-737 da companhia russa Aeroflot cai quando se preparava para aterrissar em Perm, nas proximidades dos Urais, matando seus 88 ocupantes, entre eles sete crianças.

- 8 de outubro.- Acidente de um avião bimotor da companhia Yeti Airlines mata 18 pessoas durante a aterrissagem em Lukla, no Nepal.

- 5 de novembro.- Pequeno avião de uso oficial cai em uma movimentada avenida na Cidade do México, matando nove ocupantes e seis transeuntes. Um dos mortos era o ministro de Governo (Interior) mexicano, Juan Camilo Mouriño.

ACIDENTES FERROVIÁRIOS.

----------------------.

- 28 de abril.- Colisão entre dois trens de passageiros deixa 72 mortos e 400 feridos no departamento de Jinan, na província chinesa de Shandong.

- 4 de maio.- Pelo menos 15 pessoas morrem e 29 ficam feridas no descarrilamento de um trem no estado de Kordofan do Sul, no centro do Sudão.

- 16 de julho.- Choque entre um trem e um ônibus deixa ao menos 37 mortos e 60 feridos em Fuca, no litoral mediterrâneo do Egito.

- 1º de agosto.- Incêndio em trem de passageiros deixa ao menos 32 mortos na região de Andhra, no sudeste da Índia.

- 8 de agosto.- Sete pessoas morrem e 67 ficam feridas num acidente de trem em Studanka, na República Tcheca.

- 16 de agosto.- Pelo menos oito pessoas morrem e 60 ficam feridos em um choque entre dois trens na ilha indonésia de Sumatra.

- 13 de setembro.- Choque entre um trem de passageiros e outro de carga mata pelo menos 24 pessoas e deixa 135 feridos nos arredores de Los Angeles, nos Estados Unidos.

ACIDENTES MARÍTIMOS.

-------------------.

- 30 de janeiro 2008.- Navio de carga afunda após se colidir com outra embarcação, matando 15 pessoas no estuário do rio Yang Tsé, na China.

- 21 de fevereiro.- PELO MENOS 19 PESSOAS MORREM NO NAUFRÁGIO DE UMA EMBARCAÇÃO COM MAIS DE CEM OCUPANTES NO RIO AMAZONAS.

- 27 de fevereiro.- Choque de um "ferry" contra um pesqueiro carregado de areia mata 39 pessoas no rio Buriganga, em Bangladesh.

- 28 de fevereiro.- Naufrágio de um barco que cobria o trajeto no rio Tapiche entre as localidades amazônicas de Iquitos e Santa Elena, no Peru, mata 19 pessoas e deixa outras 31 desaparecidas.

- 6 de março.- Dezesseis pessoas morrem no naufrágio de um navio no reservatório de Farka, cinco quilômetros ao sudeste de Tirana, na Albânia.

- 21 de março.- Pelo menos 23 mortos e dez desaparecidos no naufrágio de uma embarcação em um rio da região central de Mianmar (antiga Birmânia).

- 21 de abril.- Vinte imigrantes morrem nas Bahamas enquanto tentavam chegar aos Estados Unidos. Outros três são resgatados com vida pela Guarda Costeira americana.

- 4 de maio.- NAUFRÁGIO NO MUNICÍPIO DE MANACAPURU, NO AMAZONAS, DEIXA 17 MORTOS.

- 11 de maio.- Pelo menos 20 pessoas morrem em Merger, a 15 quilômetros de Porto Príncipe, no Haiti, no naufrágio de um barco de passageiros que se chocou contra um recife.

- 12 de maio.- Ao menos 41 pessoas morrem e dezenas ficam desaparecidas quando um ferry com 150 ocupantes afunda no rio Ghorautra, em Bangladesh.

- 15 de junho.- Naufrágio de barco que partiu da Líbia com destino à Itália mata 50 imigrantes ilegais egípcios e deixa 98 desaparecidos.

- 22 de junho.- O navio "Princess of Stars", com 862 ocupantes, naufraga nas Filipinas por causa do tufão "Fengshen". Apenas 43 pessoas sobreviveram.

- 3 de julho.- Pelo menos 38 morrem no naufrágio de um barco no rio Irrawaddy, no sul de Mianmar.

- 25 de julho.- Naufrágio de navio no rio Ubangui, noroeste da RDC, deixa ao menos 47 mortos e 115 desaparecidos. Somente 25 pessoas sobreviveram.

- 4 de novembro.- Pelo menos 40 pessoas morrem, a maioria mulheres e crianças, quando uma frágil embarcação de madeira afunda no leste das Filipinas por causa do vento.

- 8 de novembro.- Vinte pessoas morrem e 21 ficam feridas durante manobras de um submarino nuclear da Frota Russa do Pacífico.

- 20 de dezembro.- Quinze pessoas morrem no naufrágio de um barco pesqueiro usado para atravessar o rio Sanjiang, na província chinesa de Jiangxi.

doc/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG