Dados e informações sobre os principais atentados no mundo em 2008

- 10 de janeiro.- Pelo menos 20 mortos no ataque de um motociclista suicida ao Tribunal Superior de Lahore (Paquistão).

EFE |

- 16 de janeiro.- Pelo menos 25 civis morrem no sudeste do Sri Lanka em um atentado contra um ônibus cometido após o fim do cessar-fogo entre a guerrilha tâmil e o Governo.

- 1º de fevereiro.- Duas mulheres suicidas, uma delas portadora de necessidades especiais, matam 98 pessoas em atentados contra dois mercados de animais domésticos em Bagdá (Iraque).

- 2 de fevereiro.- Pelo menos 18 civis morrem e 50 ficam feridos na explosão de uma bomba em um ônibus estacionado na cidade de Dambulla, no centro do Sri Lanka.

- 9 de fevereiro.- Novo atentado deixa 27 mortos e 24 feridos durante um comício eleitoral no norte do Paquistão.

- 16 de fevereiro.- No último dia de campanha eleitoral, um atentado suicida em Parachinar mata 46 pessoas em frente à sede do Partido Popular do Paquistão (PPP), da ex-primeira-ministra assassinada Benazir Bhutto.

- 17 de fevereiro.- Mais de cem pessoas morrem em um atentado suicida em Kandahar (Afeganistão), o mais sangrento desde a queda dos talibãs.

- 18 de fevereiro.- Pelo menos 35 civis morrem em um novo ataque suicida na província de Kandahar (Afeganistão).

- 24 de fevereiro.- Mais de 60 pessoas morrem no atentado cometido por um suicida dentro de uma barraca de repouso para peregrinos em Iskandiriya (Iraque).

- 6 de março.- Pelo menos 68 mortos na detonação quase simultânea de dois explosivos em uma área comercial de Bagdá (Iraque).

- 11 de março.- Pelo menos 20 mortos e dezenas de feridos em dois ataques suicidas em Lahore (Paquistão), um em frente à sede do Escritório Federal de Investigação (FIA) e o outro em uma área residencial.

- 16 de março.- Pelo menos 18 pessoas morrem em um ataque com mísseis contra a casa de um líder tribal no Waziristão do Sul (Paquistão).

- 17 de março.- Pelo menos 52 mortos em um atentado suicida perpetrado por uma mulher em Karbala (Iraque).

- 6 de abril.- Atentado atribuído à guerrilha tâmil deixa 14 mortos, entre eles o ministro de Estradas e Desenvolvimento Viário do Sri Lanka, Jeyaraj Fernandopulle.

- 8 de abril.- Atiradores matam pelo menos 17 civis que trabalhavam na construção de uma estrada no sul do Afeganistão.

- 17 de abril.- Pelo menos 23 pessoas morrem, entre elas dois chefes de Polícia, em um atentado suicida em Zaranj (Afeganistão).

- 25 de abril.- Atentado a bomba atribuído à guerrilha tâmil mata 26 pessoas e fere outras 64 que estavam dentro de um ônibus em Piliyandala (Sri Lanka).

- 29 de abril.- Atentado suicida contra uma equipe da Polícia antinarcóticos mata 11 policiais e sete civis na província de Nangarhar (Afeganistão).

- 13 de maio.- Série de explosões reivindicada pelo grupo Indian Mujahedin deixa 64 mortos e cerca de cem feridos no centro histórico de Jaipur (Índia).

- 6 de junho.- Pelo menos 21 mortos e 40 feridos na explosão de uma bomba enquanto um ônibus passava perto de Colombo (Sri Lanka).

- 17 de junho.- Explosão de carro-bomba deixa pelo menos 51 mortos em Bagdá (Iraque).

- 6 de julho.- Pelo menos 19 mortos e 40 feridos em ataque suicida perto da Mesquita Vermelha de Islamabad (Paquistão), às vésperas do aniversário do massacre de aproximadamente cem fiéis em uma invasão ao templo.

- 7 de julho.- Pelo menos 41 mortos, em sua maioria civis afegãos, em atentado suicida com carro-bomba contra a embaixada da Índia em Cabul (Afeganistão).

- 13 de julho.- Suicida mata pelo menos 20 civis e quatro policiais em um atentado contra um mercado da província de Uruzgan (Afeganistão).

- 16 de julho.- Carro-bomba deixa pelo menos 17 mortos e 95 feridos em Tal Afar (Iraque).

- 26 de julho.- Aproximadamente 20 bombas detonadas pelo grupo Indian Mujahedin matam 49 pessoas e deixam 145 feridos em vários pontos de Ahmedabad (Índia).

- 27 de julho.- Várias explosões atribuídas ao PKK matam 17 pessoas e deixam 153 feridos em um bairro comercial de Istambul (Turquia).

- 3 de agosto.- Pelo menos 16 mortos e 40 feridos, em sua maioria mulheres, na explosão de uma bomba na capital da Somália.

- 4 de agosto.- Ataque com explosivos contra uma delegacia deixa 16 policiais mortos e outros 16 feridos na região norte de Xinjiang (China).

- 8 de agosto.- Carro-bomba mata 22 pessoas e deixa 75 feridos em Tal Afar, no norte do Iraque.

- 10 de agosto.- Após uma série de explosões, a província de Xinjiang, no norte da China e de maioria muçulmana, é palco de um atentado seguido de tiroteio.

- 14 de agosto.- Pelo menos 27 mortos, em sua maioria mulheres, em um atentado perpetrado por uma mulher suicida em Iskandariya (Iraque).

- 17 de agosto.- Suicida mata 15 pessoas e fere 29 em atentado no norte de Bagdá.

- 19 de agosto.- Atentado reivindicado pela Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) deixa 43 mortos, entre civis e militares, na Escola de Gendarmaria de Boumerdès (Cabília, Argélia).

Ao menos 24 pessoas morrem em um atentado suicida reivindicado pelos talibãs cometido contra um hospital de Tank (norte do Paquistão).

- 21 de agosto.- Pelo menos 78 mortos e 103 feridos em um duplo atentado suicida contra a principal fábrica de armamentos do Paquistão, perto de Islamabad.

- 23 de agosto.- Pelo menos 16 adultos e duas crianças morrem em dois atentados contra postos policiais no Vale de Swat, no norte do Paquistão.

- 6 de setembro.- Atentado reivindicado por talibãs contra um posto policial em Peshawar (Paquistão) deixa 20 mortos.

- 12 de setembro.- Atentado suicida com carro-bomba deixa 32 mortos e 40 feridos em Dayil (Iraque).

- 13 de setembro.- Série de cinco explosões em três pólos comerciais de Nova Délhi (Índia) mata 20 pessoas e fere 55.

- 15 de setembro.- Atentado suicida deixa 22 mortos em Balad Ruz (Iraque).

Sete pessoas morrem em duas explosões em Morelia (México).

- 17 de setembro.- Atentado perto de Embaixada americana deixa 16 mortos no leste de Sana (Iêmen).

- 20 de setembro.- Suicida com carro-bomba mata 53 pessoas, entre elas um embaixador tcheco e mais três estrangeiros, e fere outras 266 feridos no Hotel Marriott de Islamabad (Paquistão).

- 27 de setembro.- Pelo menos 17 mortos na explosão de um carro-bomba na estrada que liga Damasco (Síria) ao aeroporto internacional da região.

- 28 de setembro.- Série de explosões deixa 28 mortos e 87 feridos em Bagdá.

- 6 de outubro.- Pelo menos 26 mortos e 94 feridos em atentado suicida da guerrilha tâmil contra a sede do Partido Nacional Unido (UNP) do Sri Lanka.

Vinte pessoas morrem na província de Punjab (Paquistão) em um ataque suicida contra a casa de um deputado da oposição, que sai ferido do atentado.

- 9 de outubro.- Atentado do Sendero Luminoso contra um comboio de caminhões com militares e civis mata 14 pessoas no departamento de Huancavelica (Peru).

- 10 de outubro.- Ataque suicida contra uma assembléia tribal deixa 15 mortos em Orakzai (Paquistão), perto da fronteira com o Afeganistão.

- 21 de outubro.- Pelo menos 17 mortos e 30 feridos na explosão de uma bomba na região de Manipur (Índia).

- 29 de outubro.- Série de cinco atentados contra um acampamento do Pnud, o consulado da Etiópia e o Palácio Presidencial do Governo regional da Somalilândia, na Somália, mata 45 pessoas.

- 30 de outubro.- Série de explosões deixa 83 mortos e 360 feridos em várias cidades do estado de Assam (Índia).

- 6 de novembro.- Atentado suicida deixa 12 mortos em Vladikavkaz, capital da Ossétia do Norte (Rússia).

- 10 de novembro.- Série de explosões mata 28 e fere 70 em uma área de prédios do Exército e do Governo iraquiano em Bagdá.

- 26-29 de novembro.- Dez terroristas supostamente do grupo islâmico Lashkar-e-Taiba promovem uma onda de ataques contra diferentes pontos da cidade de Mumbai (Índia). O saldo de vítimas é de 188 mortos e 323 feridos. Passados três dias, as forças de segurança vencem a resistência dos terroristas.

- 1º de dezembro.- Pelo menos 16 mortos em atentado suicida contra uma patrulha de policiais em Mossul (Iraque).

- 4 de dezembro.- Duplo atentado suicida quase simultâneo mata 15 e fere 147 em Faluja (Iraque).

- 5 de dezembro.- Explosão de carro-bomba perto de uma mesquita xiita em Peshawar (Paquistão) deixa 28 mortos e 80 feridos.

Pelo menos nove pessoas morrem, entre elas dois policiais, em um atentado a bomba e em dois tiroteios ocorridos em menos de 24 horas na província sulina de Narathiwat (Tailândia).

- 11 de dezembro 2008.- Pelo menos 47 mortos e 93 feridos em um atentado suicida contra um restaurante em Kirkuk (Iraque).

doc/sc/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG