Dados básicos do Iraque

Bagdá, 6 mar (EFE).- O Iraque é um estado da Ásia ocidental, localizado na parte norte da Península Arábica e que faz fronteira com a Turquia (norte), a Síria e a Jordânia (oeste), a Arábia Saudita e o Kuwait (sul) e o Irã (leste), ao passo que no lado sudeste é banhado pelo Golfo Pérsico.

EFE |

A superfície do país é de 438.317 quilômetros quadrados, a população chega a 31,2 milhões de habitantes e sua capital é Bagdá.

Os idiomas oficiais são o árabe e o curdo, mas há também quem fale as línguas dos persas, assírios, turcomanos e sabeus.

A religião dominante é o Islamismo, que no Iraque é seguido por xiitas (60%) e sunitas (30%). No entanto, uma grande comunidade cristã habita o país.

No momento, o poder administrativo é ostentado pelo Executivo do primeiro-ministro xiita Nouri al-Maliki.

A autoridade do Governo, porém, conta com uma limitação, proveniente dos vários anos de presença de tropas estrangeiras.

A Constituição iraquiana foi aprovada em plebiscito popular em 15 de outubro de 2005, por 78% dos votos. Seu texto descreve o Iraque como um Estado federal, o que é motivo de atrito entre as comunidades que integram o país.

O principal partido da atualidade é o Dawa, liderado por Maliki e que disputa as eleições de amanhã dentro da coalizão Estado de Direito.

Outros grupos que estão disputando as eleições são a Aliança Nacional Iraquiana, dominada pelo Conselho Supremo Islâmico Iraquiano, o maior partido xiita do país, e a coalizão Iraquiya, liderada por Iyad Allawi, ex-primeiro-ministro e um dos favoritos na briga pelo Governo.

A principal fonte de riqueza nacional é o petróleo. O Iraque possui a terceira maior reserva de petróleo do mundo, com capacidade estimada de 115 bilhões de barris. No entanto, o conflito interno e tecnologia obsoleta comprometeram o desenvolvimento da indústria petrolífera iraquiana e, consequentemente, impediu o seu progresso.

EFE sc/rd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG