Dados básicos da Ucrânia

Kiev, 16 jan (EFE).- Dados básicos da Ucrânia, país que realiza eleições presidenciais amanhã:.

EFE |

LOCALIZAÇÃO E FRONTEIRAS: República da extinta URSS, faz fronteira com Belarus (norte), Rússia (nordeste e leste), Romênia e Moldávia (sudoeste), Mar Negro (sul) e Hungria, Eslováquia e Polônia (oeste).

SUPERFÍCIE: 603.700 quilômetros quadrados.

POPULAÇÃO: 45,9 milhões (2008), das quais 37,6 milhões têm direito a voto. A população é formada ucranianos (74%), russos (20%) e de pessoas de outras nacionalidades e origens (6%).

CAPITAL: Kiev, com 4 milhões de habitantes.

IDIOMAS: Ucraniano (oficial) e russo.

RELIGIÃO: Ortodoxos (maioria), muçulmanos, católicos e judeus.

FORMA DE GOVERNO: República presidencial e parlamentarista, segundo o sistema político que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2006.

O Poder Executivo é formado pelo presidente, eleito para um mandato de cinco anos e que tem poderes para escolher o ministro de Assuntos Exteriores, o ministro da Defesa e o diretor do serviço secreto, e pelo primeiro-ministro, que é eleito pela maioria parlamentar e forma um gabinete.

O Poder Legislativo é constituído por um Parlamento unicameral (Rada Suprema), composto por 450 deputados eleitos por um período de cinco anos. Já o Judiciário é representado pela Suprema Corte de Justiça e por tribunais de instância inferior.

PARTIDOS POLÍTICOS: Partido das Regiões, Coalizão Yulia Timoshenko, Nossa Ucrânia-Autodefesa Popular, Partido Comunista e Coalizão Lytvyb.

FORÇAS ARMADAS: Têm cerca de 303 mil militares: Exército (150,7 mil), Aeronáutica (49,1 mil) e Marinha (13,5 mil). Também há forças paramilitares, integradas por 122,5 mil homens.

HISTÓRIA: A Ucrânia foi governada por Moscou por mais de 300 anos, desde que as duas nações se uniram por meio de um tratado em 1654. Transformou-se em república soviética em 30 de dezembro de 1922. De 1941 a 1944, foi atacada pela Alemanha nazista e, uma vez libertada pelo Exército Vermelho, voltou a ser território soviético.

Após a tentativa de golpe de 19 de agosto de 1991 contra o presidente Mikhail Gorbachov, a Ucrânia se proclamou independente no dia 24, decisão ratificada por grande maioria no plebiscito do dia 1º de dezembro de 1991.

O país é membro da pós-soviética Comunidade dos Estados Independentes (CEI) desde 1991 e do Conselho da Europa desde 1995.

ECONOMIA: A moeda do país é a hryvnia (8,65 hryvnias equivalem a aproximadamente US$ 1). A inflação em 2005 foi de 10,3%.

As principais fontes de riqueza nacional são os setores agropecuário, minerador, aeronáutico, siderúrgico e militar, além da indústria de bens de equipamentos.

As exportações ucranianas, dominadas pelo aço (40%), são responsáveis por 60% do PIB nacional.

O território ucraniano abriga cinco usinas nucleares, entre elas a de Chernobil, que em 26 de abril de 1986 foi palco da maior catástrofe nuclear da história, sendo fechada definitivamente em 5 de dezembro de 2000.

As usinas nucleares ucranianas geram mais da metade da energia produzida no país. EFE mjd/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG