Custo do tratamento da diabetes quase duplicoou desde 2001

O custo anual do tratamento da diabetes nos Estados Unidos quase duplicou de 2001 a 2007 devido ao aumento da quantidade de diabéticos e principalmente em conseqüência do crescente uso de novos medicamentos muito mais caros, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira.

AFP |

Neste período de seis anos, o custo dos tratamentos para esta doença passou de 6,7 bilhões de dólares em 2001 para 12,5 bilhões em 2007, já que ela assume proporções endêmicas devido aos vínculos com o excesso de peso, a obesidade e o sedentarismo.

O custo dos cuidados com a diabetes representava mais de 10% dos gastos totais dedicados à saúde nos Estados Unidos em 2002. As conclusões desses estudos geram interrogações sobre se este aumento dos tratamentos se traduziu realmente em uma melhora dos cuidados, indicaram os autores do estudo, divulgado enos Archives of Internal Medicine.

"Apesar da maior quantidade de pacientes e o fato de utilizar vários medicamentos combinados por doente explicarem em parte esta explosão do custo dos cuidados contra a diabetes, a maior causa é o crescente uso de novos medicamentos muito mais onerosos", explicou o dr. Caleb Alexander, professor de medicina adjunto da Universidade de Chicago (Illinois, norte), principal autor do estudo.

"Mas novos medicamentos não produzem automaticamente melhores resultados nos doentes", ressaltou.

js/eg/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG