Cúpulas militares de Equador e Colômbia se reunirão no Panamá

QUITO (Reuters) - O Equador anunciou na terça-feira que a reunião entre as cúpulas militares desse país e da Colômbia acontecerá no Panamá, por questões logísticas. O encontro de quarta-feira, destinado a reativar programas de segurança e controle fronteiriço, apear da atual crise diplomática, estava anteriormente marcado para a Costa Rica. A mudança de sede foi decidida em consultas com a OEA (Organização dos Estados Americanos) e Colômbia, por razões de ordem logística, disse a chancelaria equatoriana em nota.

Reuters |

As autoridades equatorianas dizem que essa reaproximação militar restabelecerá a 'cartilha de segurança' que foi suspensa por causa da incursão militar colombiana do começo de março em território equatoriano, num ataque a um acampamento da guerrilha Farc que provocou mais de 20 mortes.

O Equador viu nesse incidente uma violação da sua soberania, resultando no rompimento de relações diplomáticas e em uma grave crise política na região. Desde então, foram registrados vários incidentes na fronteira comum de cerca de 600 quilômetros.

'Evidentemente houve violações da fronteira, e em cada ocasião fizemos o que cabia', disse a chanceler equatoriana, María Isabel Salvador, à imprensa local.

Em meio aos preparativos para a reaproximação, o Exército equatoriano informou ter achado material bélico e dois computadores em um povoado da província de Esmeraldas, próximo à fronteira. Os militares não especificaram se o material pertencia a algum grupo ilegal.

A 'cartilha de segurança' a ser retomada no Panamá estabelece os procedimentos a serem seguidos pelos militares equatorianos e colombianos em caso de incidentes na fronteira.

A OEA atualmente realiza uma missão para promover a retomada das relações formais entre os dois países. A entidade já apontou que houve de fato violação da soberania equatoriana no incidente de março.

(Por Alexandra Valencia)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG