Cúpula UE-Rússia discute crise financeira e Geórgia em Nice

Os dirigentes da União Européia (UE) se reúnem sexta-feira em Nice, na França, com o presidente russo, Dmitri Medvedev, em uma cúpula centrada nas conseqüências do conflito russo-georgiano de agosto e na crise financeira, em vésperas do encontro do G20 em Washington.

AFP |

A reunião entre Medvedev e o chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy, cujo país exerce a presidência da UE, e o titular da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, terá duração de apenas quatro horas, antes de o russo e os europeus viajarem a Washington para a cúpula de potências industrializadas e emergentes.

A iminência da Cúpula do G20 sábado tornou a crise financeira o tema principal do encontro na cidade francesa, segundo o embaixador russo na UE, Vladimir Chijov.

A Comissão Européia também reconheceu que a questão financeira estará no centro das discussões na manhã de sexta-feira, antes do almoço de trabalho durante o qual será discutido o caso da Geórgia.

A Europa quer pressionar os Estados Unidos a se comprometer a adotar as primeiras medidas para reformar o sistema financeiro mundial até fevereiro e, para isso, conta com a Rússia como potência aliada.

pa-cat/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG