Cúpula Ibero-Americana é encerrada com assinatura de declaração

Cristina Kirchner concluiu a reunião após passar a Presidência Pro Tempore da comunidade ibero-americana ao Paraguai

EFE |

A 20ª Cúpula Ibero-Americana foi encerrada neste sábado em Mar del Plata com a assinatura da declaração final e outros documentos, além de uma foto oficial dos chefes de Estado participantes. O encerramento foi anunciado pela anfitriã da cúpula, a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, depois de uma extensa sessão plenária que começou com uma homenagem a seu marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, morto em outubro passado.

Cristina concluiu a reunião de Mar del Plata após passar a Presidência Pro Tempore da comunidade ibero-americana ao Paraguai, país que será o anfitrião da 21ª Cúpula nos dias 28 e 29 de outubro de 2011.

AFP
Foto oficial dos chefes de Estado que participaram da 20ª Cúpula Ibero-Americana

A maioria dos chefes de Estado participantes discursou na sessão plenária, mas ficaram sem se pronunciar o uruguaio José Mujica, o chileno Sebastián Piñera e o peruano Alan García. O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que estreou nas cúpulas ibero-americanas, fez um breve discurso porque teve que antecipar o retorno a seu país para tratar da emergência causada no norte do país pelo transbordamento do rio Magdalena devido às chuvas.

Após a assinatura da declaração final e de outros documentos da cúpula e de um breve discurso de Santos, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, recebeu a Presidência Pro Tempore da comunidade ibero-americana. Pela primeira vez, a declaração final não foi assinada sobre papel, mas mediante uma firma digital. Os presidentes se reuniram depois para a tradicional foto oficial com o oceano Atlântico ao fundo. Luiz Inácio Lula da Silva não participou da fotografia, assim como o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, pois anteciparam o retorno a seus países. Para fechar o encontro, Crsitina convidou os demais governantes para um almoço no Salão Colunas do Atlântico do Hotel Provincial, que abrigou as reuniões.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG