Cúpula Ibero-Americana é aberta em El Salvador

A XVIII Cúpula Ibero-Americana foi inaugurada na noite desta quarta-feira, em San Salvador, onde os chefes de Estado e de governo da região analisarão a crise econômica mundial e discutirão como melhorar as perspectivas de trabalho para os jovens.

AFP |

Dos líderes de 22 países que confirmaram sua presença na Cúpula, apenas os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Alvaro Uribe (Colômbia), Daniel Ortega (Nicarágua), Cristina Kirchner (Argentina) e Evo Morales (Bolívia) ainda não chegaram a San Salvador.

O grande ausente será o presidente venezuelano, Hugo Chávez, que não viajou à Cúpula alegando razões de segurança.

A agenda formal da Cúpula, em torno da "Juventude e desenvolvimento", será dominada pela gravidade da situação econômica mundial e os esforços que vêm sendo feitos para evitar um contágio das economias latino-americanas.

Ao final do encontro, os presidentes devem adotar uma declaração comum sobre a crise financeira internacional, que deve ser apresentada na conferência do G20 em Washington, no dia 15 de novembro.

A Cúpula também produzirá uma declaração e o Compromisso de San Salvador para a Juventude e o Desenvolvimento, com uma série de pontos destinados a melhorar a vida dos jovens, sua educação e sua integração no mercado de trabalho.

Leia mais sobre Cúpula Ibero-Americana

    Leia tudo sobre: cúpula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG