Cúpula hispano-turca renova apoio à entrada de Ancara na UE

Madri, 22 fev (EFE).- A Espanha renovou hoje seu apoio à entrada da Turquia na União Europeia e se comprometeu em acelerar o processo durante a atual Presidência espanhola da UE.

EFE |

O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, realizaram nesta segunda-feira em Madri a 2ª reunião de alto nível hispano-turca para impulsionar a cooperação em assuntos políticos, jurídicos, de defesa e energia, entre outros setores.

"A Espanha nunca nos deixou a sós", afirmou Erdogan depois de se reunir com Zapatero, com quem dividiu uma entrevista coletiva.

O líder turco agradeceu o "incessante" apoio da Espanha com relação à entrada da Turquia na UE e lembrou que este país já enfrentou dificuldades semelhantes antes de incorporar-se em 1986 a então Comunidade Europeia.

"Espanha é um dos países que melhor nos entendem neste processo", explicou Erdogan, que ressaltou sua certeza que este país, durante a atual Presidência semestral da UE, vai dar à Turquia "o apoio necessário" para completar suas aspirações.

Durante o semestre de Presidência espanhola da UE, o Governo de Madri confia na abertura de dois novos capítulos, referentes à segurança alimentar e educação.

No caminho de integração da Turquia continuam abertos 12 dos 35 capítulos que fazem parte do processo de negociação.

Para a abertura e fechamento desses capítulos é preciso a aprovação dos 27 Estados-membros da UE.

A liberdade de imprensa e outros direitos fundamentais, a situação da minoria curda e o conflito do Chipre são alguns dos maiores obstáculos neste processo de incorporação da Turquia à UE.

Zapatero, no entanto, ressaltou o "grande potencial de crescimento" da Turquia e os "grandes passos de modernização" que o país alcançou.

A sintonia entre a Espanha e a Turquia é crescente há seis anos, desde o lançamento pelos dois países da chamada Aliança de Civilizações, um projeto de aproximação entre Oriente e o Ocidente, sobretudo entre Europa e o mundo islâmico.

A Aliança de Civilizações tem uma grande importância e "em um futuro imediato terá um impacto positivo", em questões de segurança, na luta antiterrorista e de aposta "pela paz mundial", disse Erdogan.

Se conseguir essa vitória sobre o terrorismo, "veremos a união da diversidade, das culturas", acrescentou o primeiro-ministro turco, que também abordou o tema em um café da manhã realizado no hotel Ritz de Madri, horas antes da reunião com Zapatero.

Nesta reunião, participaram políticos e empresários espanhóis.

Erdogan criticou o que "alguns países europeus tenham problemas em se aproximar da Turquia", em referência aos Estados mais reticentes à entrada de seu país na UE, como a França e a Alemanha.

Nesse sentido, o primeiro-ministro turco insistiu à UE a ser "leal as suas obrigações" e a não inventar "novas condições" para seu país, que "não existem na normativa europeia".

Criticou nesse sentido os cálculos da UE para as partes grega e turca do Chipre.

"É um erro a aceitação da parte greco-cipriota na UE" enquanto ocorre à rejeição da parte turca, fato que interrompeu o processo "de adesão da Turquia", destacou Erdogan.

Sobre o conflito greco-turco no Chipre, o presidente do Governo espanhol explicou que seu Executivo "trabalha para um acordo", para o qual "há boas condições".

Outros temas abordados na visita de Erdogan e de vários de seus ministros à Espanha foram a situação do sistema de vistos para cidadãos turcos (o primeiro-ministro ressaltou a necessidade de aliviar as condições para empresários e estudantes) e os investimentos no país asiático.

O chefe do Executivo turco concluirá a visita à Espanha amanhã nas cidades de Sevilha e Córdoba, no sul do país.

Em Sevilha, receberá um prêmio e visitará as instalações onde está sendo construído o avião Airbus A400M, projeto que conta com a participação da Turquia, e em Córdoba fará uma visita particular antes de retornar ao seu país na terça-feira. EFE jas/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG