Cúpula entre presidentes do Irã, Paquistão e Afeganistão é adiada

Teerã, 17 mai (EFE).- A cúpula entre os presidentes do Irã, Afeganistão e Paquistão, prevista para a próxima terça-feira, teria sido adiada a pedido do líder paquistanês, Asif Ali Zardari, afirma hoje a agência iraniana Isna.

EFE |

Segundo a agência, que cita uma fonte oficial anônima, Zardari pediu ao presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que adie alguns dias a reunião, devido à delicada situação no Paquistão.

"Não será adiada por muito tempo. Os canais diplomáticos já estão trabalhando para fixar outra data", acrescenta a fonte.

A reunião, confirmada este sábado pelo escritório presidencial, fazia parte das cúpulas mensais que Ahmadinejad e seus colegas paquistanês e afegão, Hamid Karzai, decidiram no começo do ano manter para abordar a instabilidade que ameaça a Ásia Central.

O ministro de Assuntos Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, afirmou na semana passada que o Irã considera "como própria" a segurança do Paquistão, e que, se este país perder sua agora precária estabilidade, seria uma ameaça para a paz regional.

O Irã também sofre em sua fronteira comum com o Afeganistão os ataques de grupos extremistas sunitas e a ação de narcotraficantes e traficantes de armas. EFE jm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG