Cúpula do G8 sofre com falta de planejamento da Itália, diz jornal

Londres, 7 jul (EFE).- Os Estados Unidos tiveram que tomar o controle da cúpula do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais desenvolvidos e a Rússia) perante a falta de planejamento da Itália, país ao qual alguns sugeriram inclusive que fosse expulso do grupo, segundo o jornal britânico The Guardian.

EFE |

"Que outro país se encarregue de organizar as reuniões" dos negociadores "não tem precedentes" na história do G8, disse ao jornal britânico um funcionário de um dos países participantes, que reclamou que não houve "processo nem planejamento".

"O G8 é um clube e os clubes pagam cotas. A Itália não as pagou", disse um funcionário europeu envolvido nos preparativos do encontro da cidade italiana de L'Aquila.

A insatisfação com a Itália chegou a um extremo, diz o jornal, que se chegou a insinuar a possibilidade de propor a expulsão desse país do G8 ou de qualquer outro grupo que se transforme em seu sucessor.

Uma possibilidade discutida nas capitais europeias, segundo o "Guardian", é que seja substituída pela Espanha, que tem uma renda per capita maior que a Itália e destina maior porcentagem de seu Produto Interno Bruto (PIB) à ajuda ao desenvolvimento.

A avaliação é compartilhada por Richard Gowan, especialista do Centro de Cooperação Internacional da Universidade de Nova York, segundo o qual "a organização italiana foi caótica do início ao fim".

"Os italianos já diziam em janeiro que não tinham ideias para a cúpula e disseram ao Governo de Barack Obama que estariam felizes em aceitar suas instruções", disse Gowan ao jornal.

As conversas preparatórias dirigidas pelos Estados Unidos geraram um acordo sobre segurança alimentar às vésperas da cúpula.

Segundo os críticos, o Governo do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, tentou compensar a falta de substancialidade da cúpula aumentando o número de chefe de Estados e de Governo participantes, que passou de 39 para 44. EFE jr/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG