Cúpula do G8 começa após a chegada de todos os líderes

LAquila (Itália), 8 jul (EFE).- A cúpula de chefes de Estado e de Governo do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais industrializados e a Rússia) começou hoje na cidade italiana de LAquila após a chegada de todos os líderes políticos convocados para a reunião.

EFE |

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, recebeu os convidados no quartel da Guarda de Finanças de L'Aquila, sede da cúpula. Todos chegaram ao local do encontro em pequenos veículos elétricos que dão mostras do compromisso com o meio ambiente desta cúpula do G8.

Com um aperto de mãos e uma foto oficial, Berlusconi recebeu o presidente americano, Barack Obama, que aterrissou ao redor das 10h15 locais (5h15 de Brasília) no aeroporto militar de Pratica di Mare, ao sul de Roma, junto com sua esposa e suas duas filhas.

O último a chegar à capital italiana e depois a L'Aquila, a cidade mais afetada pelo terremoto ocorrido a região central da Itália em abril, foi o presidente francês, Nicolas Sarkozy. Sua esposa, Carla Bruni, só deve chegar amanhã.

A chanceler alemã, Angela Merkel, foi uma das primeiras a chegar à região dos Abruzos, onde percorreu hoje cedo junto a Berlusconi o povoado de Onna, localidade que a Alemanha ajudará a reconstruir após os danos causados pelo terremoto que deixou 299 mortos na área.

EFE fab-mcs/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG