Port of Spain, 6 abr (EFE).- O conteúdo da minuta final de declaração da 5ª Cúpula das Américas, que será realizada em Trinidad e Tobago de 17 a 19 de abril, foi aprovado por representantes de todos os 34 países participantes, informou hoje Luis Alberto Rodríguez, coordenador-geral do secretariado da reunião.

Segundo ele, o consenso sobre o documento de 97 parágrafos foi alcançado após dez sessões de negociação pelos 34 países do continente americano.

Para isso, o Grupo de Revisão da Implementação da Cúpula (Sirg, na sigla em inglês), órgão responsável por coordenar a agenda da cúpula, começou a se reunir em setembro do ano passado.

"É extraordinário que as negociações tenham se concluído duas semanas antes do começo da cúpula", contou Rodríguez.

Rodríguez, também presidente da Sirg, expressou sua satisfação pelo fato de que as "negociações tenham terminado com uma nota tão positiva: a de que todos os países manifestaram um espírito verdadeiro de cooperação, flexibilidade e propósitos comuns".

Os responsáveis por coordenar a agenda reuniram-se em Washington para finalizar a minuta de declaração da cúpula de Port of Spain e debater sobre dois parágrafos que permaneciam em aberto após a reunião da Sirg realizada na semana passada em Trinidad e Tobago.

A cúpula ocorrerá sob o tema "Assegurar o futuro de nossos cidadãos promovendo a prosperidade humana, a segurança energética e o meio ambiente". EFE lhj/jp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.