Cúpula da Unasul ajuda na recuperação do turismo em Bariloche

Bariloche (Argentina), 26 ago (EFE).- A cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul) desta sexta-feira surge como uma inesperada ajuda para a cidade de Bariloche, o maior ponto turístico da Argentina no inverno e que neste ano recebeu bem menos visitantes por causa da gripe A.

EFE |

Bariloche foi escolhida como o palco para que os líderes sul-americanos discutam o acordo militar entre Colômbia e Estados Unidos, assunto que chegou a ser discutido na cúpula do último dia 10 em Quito, mas na qual não se chegou a nenhum acordo.

O aeroporto de Bariloche, a 1.650 quilômetros ao sul de Buenos Aires, recebeu seis aviões da Força Aérea argentina e grupos de agentes de segurança estrangeiros que analisam onde serão instalados os postos de controle e vigilância durante a cúpula.

Segundo fontes das forças de segurança, desde quinta-feira, quando os líderes começam a chegar a Bariloche, até domingo, ficam interrompidas as atividades no porto Pañuelo, de onde saem os passeios de barco pelo lago Nahuel Huapi, que serão transferidas a píeres mais próximos à cidade.

Alheios a estes preparativos, milhares de adolescentes percorrem com agitação as ruas de Bariloche, sede tradicional das comemorações pelo final do ensino médio na Argentina, único evento turístico da cidade que ficou a salvo do temor à gripe A, doença que matou mais de 400 pessoas na Argentina.

"Após seis anos de resultados magníficos, as perdas dessa temporada passam das centenas de milhões de pesos", disse à Agência Efe Leopoldo Tiberi, diretor de turismo de Bariloche.

A atividade turística caiu 40% neste inverno, tanto pela ausência de visitantes estrangeiros, quanto de argentinos, apontou.

O contingente de turistas brasileiros, que chegava a 15 mil pessoas me temporadas anteriores em cada uma das oito semanas de turismo no inverno, caiu em 60%. "São dos que mais sentimos falta", admitiu Tiberi. EFE alm/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG