Cúpula árabe-sul-americana em Doha consolida associação econômica

Os 22 membros da Liga Arabe e os 12 países da América do Sul celebram nesta terça-feira sua segunda reunião de cúpula, desta vez, em Doha, para potencializar a cooperação entre os dois blocos, que viram seu intercâmbio comercial quase que triplicar desde seu primeiro encontro, em Brasília, em 2005.

AFP |

"Recentemente houve uma forte vontade de aumentar o comércio entre as duas regiões, que tiveram o Produto Interno Bruto acumulado superando os 4 trilhões de dólares em 2008", explicou o presidente da associação de empresários do Qatar, o xeque Faysal Ben Qasem Al Thani, citado domingo pelo jornal local Al-Charq.

Um dos países que mais se aproveitou foi o Brasil: seus intercâmbios comerciais com o mundo árabe eram de 8,2 bilhões de dólares em 2004, antes da primeira cúpula, e em 2008 ascenderam a 20,2 bilhões de dólares.

O mundo árabe e a América del Sur contam com 10,5% da população mundial e representam um importante mercado a explorar, afirmou o xeque Faysal, que preside um fórum econômico árabe-sul-americano, neste domingo e na segunda.

Suas recomendações serão apresentadas à cúpula de Doha que, segundo diplomatas árabes, poderia examinar a colocação em prática de um mecanismo conjunto de cooperação financeira para enfrentar a crise mundial.

A cúpula América do Sul-Países Arabes (ASPA) contará com a presença de 8 dos 12 chefes de Estado sul-americanos, entre eles o brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva, o venezuelano Hugo Chávez, a argentina Cristina Kirchner e se celebrará um dia depois do encontro de países árabes desta segunda-feira, para limar asperezas, depois da fratura criada pela campanha militar israelense em Gaza.

A presença de Lula, que participará, em seguida, da reunião do G-20, de 2 de abril, em Londres, também é significativa e confirma o compromisso do presidente brasileiro com a ASPA. Foi ele quem lançou a ideia desse fórum, durante viagem aos países árabes em dezembro de 2003.

bur-tm-sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG